Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREVIVAG
Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande

Equipamentos de alta tecnologia dão impulso ao atendimento no Pronto-Socorro de Várzea Grande

15 de setembro de 2017

Ao todo, estão sendo investidos R$ 7,8 milhões na reforma geral do Pronto-Socorro, entre obras, equipamentos e móveis

 

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande passam a contar com três salas de parto e 12 leitos de maternidade da Rede Cegonha. A nova ala foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (15), e irá garantir o aumento na capacidade de realizar partos no município. Também fazendo parte das obras de reforma e ampliação da unidade, foram entregues três Centros Cirúrgicos e 10 leitos de UTI Adulto (Unidade de Terapia Intensiva). A prefeita Lucimar  Sacre de Campos e o vice-prefeito José Hazama, receberam o Governador Pedro Taques e várias outras lideranças políticas de Mato Grosso e local que prestigiaram o evento, entre elas o deputado federal, Nilson Leitão.

A unidade que antes realizava em torno de 20 partos por mês, passará a ter capacidade de realizar 180 procedimentos mensais. Além disso, a Prefeitura também entregou a reforma dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Pronto Socorro, e três salas do centro cirúrgico com equipamentos 100% novos.

As obras foram iniciadas no segundo semestre de 2015 e faz parte de um pacote de ações promovidas pelo Executivo Municipal visando melhorias na estrutura do Pronto-Socorro. A próxima etapa será a reforma da UTI neonatal e infantil, da recepção infantil, assim como do laboratório e a Agência Transfusional (Banco de Sangue). Ao todo, estão sendo investidos R$ 7,8 milhões na reforma geral do Pronto-Socorro, entre obras, equipamentos e móveis.

“Hoje acontece muito mais do que a inauguração de uma obra, porque ela representa a dignidade da população. Um SUS mais justo e igualitário e acima de tudo humanizado. É com uma enorme alegria e um sentimento de estar no caminho certo, que entregamos à população de Várzea Grande, a “Rede Cegonha”, e junto com ela a entrega de três Centros Cirúrgicos e leitos de UTIs completamente reformados, ampliados e equipados. A estratégia de gestão que adotamos na Saúde Pública  com a entrega da Rede Cegonha é a de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil, no cuidado integral da saúde da mãe e da criança”, disse a prefeita Lucimar Campos, durante a inauguração da 6º etapa de reforma do Pronto-Socorro.

O diretor do Hospital,  Ney Provenzano, disse que 70% das obras previstas na unidade foram executadas, os 30% da unidade que ainda faltam para concluir as obras de reforma, terão os trabalhos iniciados de imediato e de forma acelerada, para que até o final desse ano, 100% dos trabalhos estejam concluídos. “Tivemos uma grande melhora na qualidade de atendimento desde o início das obras e chegamos agora na melhor parte, ou seja, a final desse processo, porque reformar um hospital em pleno funcionamento e que atende cerca de 500 pessoas diariamente, não é fácil, mas graças a nossa gestão e o empenho de todos os nossos servidores conseguimos passar pelo caminho mais difícil, agora é seguir para a parte final e entregar à população uma nova saúde pública, mais humanizada e com a qualidade que a nossa Várzea Grande merece”, disse o diretor.

Ney explica que além da reforma a unidade recebeu equipamentos 100% novos, e também novos profissionais que estão sendo incluídos no quadro de servidores. “Os profissionais estão sendo capacitados, de acordo com sua área de atuação. É importante ressaltar que os setores que já passaram por obras e estão a disposição dos serviços são o Bloco A (Ortopedia e Cirurgia), entregue em dezembro de 2017; o Bloco B (Clínica Geral e Vascular), entregue em abril de 2016; o Bloco C (Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia), entregue em outubro de 2016. Em dezembro do mesmo ano foi entregue mais uma etapa da obra, a clínica do Box de Urgência e Emergência e 4 consultórios da Clínica de Ortopedia. Em marco deste ano a nova recepção e demais dependências de apoio. E hoje a Rede Cegonha e nossos centros cirúrgicos com equipamentos de alta tecnologia. A nossa Saúde Pública com estas reformas e equipamentos deu salto de qualidade no atendimento e resolutividade nos serviços prestados”, concluiu.

Fonte: Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Voltar