Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREVIVAG
Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande

Prefeita participa do Dia “D” de mobilização da campanha de multivacinação

18 de setembro de 2017

A Campanha Multivacinação começou no início no último dia 11 e segue até o dia 22 setembro em todas as unidades de saúde da cidade em horário comercial

 

A prefeita municipal de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos participou da abertura do Dia “D” da Campanha de Multivacinação, ocorrida neste último sábado(16) com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinas de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A prefeita visitou um dos postos onde estava sendo realizada a ação no Centro de Especialidades Médicas de Várzea Grande (Postão), onde técnicos administraram as primeiras doses de vacina nas crianças presentes e adolescentes.

Todas as unidades estarão abertas para vacinação da população e a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% da população estimada. “Existem doenças que não ocorrem se prevenir. A vacina é uma prática que deve ser adotada por todos e principalmente pelos pais em levar as crianças para se vacinar. A Saúde Pública coloca à disposição de todos os várzeagrandenses inúmeros tipos de vacinas, tanto para crianças como para jovens e adultos. Prevenir é melhor que remediar e queremos transformar essa máxima numa prática no que diz respeito à vacinação de nossas crianças. Contamos com o compromisso e sensibilidade dos pais. Precisamos reafirmar o nosso compromisso com o futuro de nossas crianças e jovens”, disse a prefeita.

A Campanha Multivacinação começou no início no último dia 11 e segue até o dia 22 setembro em todas as unidades de saúde da cidade em horário comercial, exceto no Pronto-Socorro Municipal e na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do Ipase. Está sendo disponibilizada à população cerca de 25.000 doses de vacinas contra 18 tipos de doenças diferentes. Cerca de 150 profissionais da saúde foram mobilizados para atender à população somente neste sábado, 16, Dia “D” da Campanha.

Contra a pólio, serão imunizadas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos. Já contra o sarampo serão imunizados os meninos e meninas de um a cinco anos. Com relação ao sarampo a situação é mais preocupante. Entre 2013 e setembro de 2014 foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados de Pernambuco, com 224 casos, e Ceará, com 365. Em ambos os estados, as crianças menores de 5 anos foram as mais acometidas, segundo dados do Ministério da Saúde.

“Não deveria ocorrer casos de doenças para aquelas que já existem vacinas. A preocupação da Saúde Pública e conscientizar a todos da importância de se vacinar e erradicar as doenças. Todas as unidades de saúde estão mobilizadas para que Várzea Grande alcance a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. As crianças somente estarão protegidas com calendário de vacinação em dia. Por isso, queremos, com a mobilização, reforçar o acesso às vacinas, alertando sobre a importância de manter coberturas vacinais, evitando o reaparecimento de doenças já controladas ou mesmo eliminadas no país. Várzea Grande vai cumprir a alcançar a meta”, disse o secretário municipal de Saúde, Diógenes Marcondes.

Para crianças menores de 05 anos não vacinadas é possível imunizar contra BCG, Hepatite B, VIP, penta, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Para adolescentes entre 7 e 15 anos é possível vacinar contra a Hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, Meningocócica C conjugada, HPV e varicela. Já para adultos e idosos, as vacinas disponíveis para atualização da caderneta são HPV, dT e dTpa, Meningocócica, varicela, febre amarela e hepatite. A Vigilância em Saúde lembra que vacinas contra a gripe não estarão disponíveis por se tratarem de campanhas sazonais e específicas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Voltar