Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREVIVAG
Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande

Prefeitura Municipal lança Campanha Outubro Rosa

29 de setembro de 2017

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a partir do dia 03, o movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa”. O evento estimula e conscientiza sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, preservando a integridade e a saúde da mulher. O laço rosa simboliza a luta contra o câncer de mama e ajuda a inserir a sociedade na batalha contra a doença, que atinge muitas mulheres no Brasil. Com o tema “Um toque de amor – Previna-se”, milhares de mulheres serão contempladas com exames preventivos (CCO), autoexames, palestras, roda de conversas,  ações educativas, ‘Espaço Saúde e Beleza Rosa’, solicitações de mamografias, triagem, planejamento familiar e além de iluminação rosa nos prédios públicos. O ‘Abraço Rosa’ abre as ações de Várzea Grande.

“As Secretarias Municipais integradas promoverão atividades de intensificação durante todo mês, com a finalidade de reduzir a incidência no município, além de alerta a população sobre os riscos, prevenção, tratamento e necessidade do diagnostico precoce. O dia ‘D’ da campanha com ‘Abraço Rosa’ terá enfoque principal no encorajamento ao diagnóstico precoce, o que permite um melhor tratamento médico e inspira uma atitude positiva. Em todo o mês em Várzea Grande será aconselhado à prática de exercícios físicos e um estilo de vida saudável, pois são dois fatores que podem reduzir o risco do aparecimento deste e dos demais cânceres”, frisa a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

Lucimar reforça ainda que os cuidados com a saúde devem ser adotados durante todo ano. “Na realidade é mais um alerta para as mulheres terem a conscientização de que precisam se cuidar. ‘Outubro Rosa’ é mais para enfatizar sobre os serviços disponíveis na Rede SUS do município em que são oferecidos durante todo o ano. O alerta é a intensificação da busca precoce do diagnostico na saúde preventiva da mulher. O ‘Abraço Rosa’ é a integração de todas as instituições que se unem no evento em prol de solidariedade e divulgação na busca de redução de casos diagnosticados no município”.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes disse que o Câncer de Mama é considerado o segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. “A doença se diagnosticada e tratada oportunamente, o prognóstico é bem maior. O combate ao câncer de mama não se restringe apenas ao Brasil, mas todo o mundo para uma causa tão importante que está em questão. O objetivo das ações do ‘Outubro Rosa’ é de prevenção do câncer de mama, por meio, de mobilização social. As ações ocorrerá no município durante todo mês de outubro em diversos locais. A abertura oficial da campanha será com  ‘Abraço Rosa’. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão programações diversas, bem como,  ‘Espaço Saúde e Beleza Rosa’, serviço móvel que será instalada em frente a Secretaria de Saúde com oferta de serviços todas as quartas-feiras, a partir do dia (11). A iniciativa visa reduzir a incidência dos cânceres de mama e  do colo do útero,  em Várzea Grande. As atividades serão intensificadas de forma continuada na área da prevenção e diagnostico precoce. Entretanto, queremos reduzir a morbimortalidade de câncer de mama”, explica o secretário.

A abertura oficial do ‘Outubro Rosa’ ocorre dia 03, com ‘Abraço Rosa, às 17h30 em frente à Prefeitura Municipal de Várzea Grande. O evento contará também com programação cultural e apresentações da Banda Municipal, do projeto ‘Juventude Ativa’, siriri, além de orientações e dicas de médicos especialistas  na prevenção do câncer de mama e útero.

O secretário destaca ainda que as Unidades Básica de Saúde (UBS) terão uma programação intensiva de segunda a sexta-feira, com atividades educativas sobre o tema, além de exames e coletas de preventivos, autoexame da mama, solicitação de mamografia, consultas médicas, educação em saúde, rastreamento do câncer de mama e  palestras para o público feminino. “Haverá também mutirão de coleta de exame preventivo em 9 unidades escolares estaduais, regiões estratégicas que não possuem unidades de saúde. Nestas escolas funcionam a Educação de Jovens e Adultos (EJA),  que contam com um público expressivo de mulheres para serem contempladas com a ação. Além das mulheres que trabalham durante o dia e não podem se dirigir a uma unidade para realizar os exames durante o dia”.

A partir do dia 11 de outubro – quarta-feira, a Secretaria de Saúde oferecerá o ‘Espaço Saúde e Beleza Rosa’, em frente à Secretaria. O Espaço estará disponível todas as quartas-feiras, das 13h às 18h, com a disponibilidade de maquiagem, massagem e autoexame.

A Secretaria de Saúde estará durante todo mês recebendo doações de lenços para serem distribuídos às mulheres com Câncer.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/conteudo/16947

Voltar