PREVIVAG
Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande

Projeto “Dia de Saúde, Rua de Lazer” atendeu moradores do Jardim Marajoara

18 de setembro de 2017

A comunidade contou com consultas médicas, testes rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual, orientações nutricionais, saúde bucal entre outros serviços da Saúde preventiva

 

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã deste domingo (17) a 2ª edição do projeto “Dia de Saúde, Rua de Lazer”. Desta vez, a ação atendeu aos moradores do Jardim Marajoara com serviços de saúde preventiva. A comunidade contou com consultas médicas, testes rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual, orientações nutricionais, saúde bucal entre outros serviços da Saúde preventiva. Além disso, o projeto ainda ofereceu a comunidade café da manhã saudável, corte de cabelo e recreação para as crianças. O evento ocorreu na Policlínica do bairro.

Para os  participantes das atividades desse domingo, o maior ganho em conhecimento foram as ações orientativase as palestras, analisou o secretário municipal de saúde Diógenes Marcondes. “É bom ofertar atividades de conhecimento na área da saúde preventiva as comunidades. O objetivo do projeto é levar a todos o conhecimento para posterior adotar práticas saudáveis. Por exemplo adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer,  e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes fazem parte do nosso projeto. Focamos na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção. A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar, bem como a prática de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional de educação física, traz benefícios para a saúde das pessoas e melhora a qualidade de vida em qualquer idade. No caso dos idosos, é especialmente importante, visto que um estilo de vida sedentário pode acarretar sérias consequências. Buscamos através dos nossos programas e projetos levar estes conhecimentos e esperamos mudanças no cuidado a saúde”, afirmou Diógenes. Dizendo ainda que objetivo maior do projeto é “estreitar laços entre a comunidade e o servidores da Saúde, no fortalecimento das ações da Atenção Básica”.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, que este presente na ação, reafirmou seu compromisso com a Saúde Pública, dizendo que é um grande desafio oferecer saúde pública de qualidade, mas com determinação não mede esforços para melhorar cada vez mais o setor, sempre trabalhando com transparência e compromisso de dotar o Sistema Único de Saúde Municipal de remédios e insumos de saúde necessários a todos os tipos de atendimento. “Queremos levar saúde para todas as comunidades, por isso da importância desse projeto em trabalhar a saúde preventiva. A União das Pastas se torna relevante para se alcançar êxito. O atendimento clínico é relevante, como também as orientações. O  projeto ainda visa à inclusão social”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Juliana Leito Pereira é moradora do Jardim Marajoara e compareceu a unidade de saúde em busca de atendimento médico. “Fui muito bem atendida. Este tipo de iniciativa ajuda a população, pois oferece atendimento rápido e realiza todos os encaminhamentos necessários. A prefeitura está de parabéns”, disse.

As secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social, também foram parceiras da ação. Esta é a segunda edição do “Dia de Saúde, Rua de lazer”. A primeira ocorreu no mês passado no bairro Parque do Lago. O projeto é realizado uma vez por mês, sendo cada mês em uma região diferente.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Voltar