Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREVIVAG
Instituto Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande

Projeto “Dia de Saúde, Rua de Lazer” atendeu moradores do Jardim Marajoara

18 de setembro de 2017

A comunidade contou com consultas médicas, testes rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual, orientações nutricionais, saúde bucal entre outros serviços da Saúde preventiva

 

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde realizou na manhã deste domingo (17) a 2ª edição do projeto “Dia de Saúde, Rua de Lazer”. Desta vez, a ação atendeu aos moradores do Jardim Marajoara com serviços de saúde preventiva. A comunidade contou com consultas médicas, testes rápido de glicemia, aferição de pressão arterial, acuidade visual, orientações nutricionais, saúde bucal entre outros serviços da Saúde preventiva. Além disso, o projeto ainda ofereceu a comunidade café da manhã saudável, corte de cabelo e recreação para as crianças. O evento ocorreu na Policlínica do bairro.

Para os  participantes das atividades desse domingo, o maior ganho em conhecimento foram as ações orientativase as palestras, analisou o secretário municipal de saúde Diógenes Marcondes. “É bom ofertar atividades de conhecimento na área da saúde preventiva as comunidades. O objetivo do projeto é levar a todos o conhecimento para posterior adotar práticas saudáveis. Por exemplo adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para cultura e lazer,  e cultivar relações sociais e familiares positivas e consistentes fazem parte do nosso projeto. Focamos na promoção do bem-estar, valorização da saúde e prevenção. A alimentação correta, com dieta variada, saudável e balanceada, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar, bem como a prática de atividades físicas, sem exageros e com orientação de um profissional de educação física, traz benefícios para a saúde das pessoas e melhora a qualidade de vida em qualquer idade. No caso dos idosos, é especialmente importante, visto que um estilo de vida sedentário pode acarretar sérias consequências. Buscamos através dos nossos programas e projetos levar estes conhecimentos e esperamos mudanças no cuidado a saúde”, afirmou Diógenes. Dizendo ainda que objetivo maior do projeto é “estreitar laços entre a comunidade e o servidores da Saúde, no fortalecimento das ações da Atenção Básica”.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos, que este presente na ação, reafirmou seu compromisso com a Saúde Pública, dizendo que é um grande desafio oferecer saúde pública de qualidade, mas com determinação não mede esforços para melhorar cada vez mais o setor, sempre trabalhando com transparência e compromisso de dotar o Sistema Único de Saúde Municipal de remédios e insumos de saúde necessários a todos os tipos de atendimento. “Queremos levar saúde para todas as comunidades, por isso da importância desse projeto em trabalhar a saúde preventiva. A União das Pastas se torna relevante para se alcançar êxito. O atendimento clínico é relevante, como também as orientações. O  projeto ainda visa à inclusão social”, destacou a chefe do Executivo Municipal.

Juliana Leito Pereira é moradora do Jardim Marajoara e compareceu a unidade de saúde em busca de atendimento médico. “Fui muito bem atendida. Este tipo de iniciativa ajuda a população, pois oferece atendimento rápido e realiza todos os encaminhamentos necessários. A prefeitura está de parabéns”, disse.

As secretarias de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Assistência Social, também foram parceiras da ação. Esta é a segunda edição do “Dia de Saúde, Rua de lazer”. A primeira ocorreu no mês passado no bairro Parque do Lago. O projeto é realizado uma vez por mês, sendo cada mês em uma região diferente.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Várzea Grande

Voltar